quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Eu também não tenho o que fazer...


Estou acompanhando com muita atenção o desenrolar da história das girafas do zoológico de Sapucaia do Sul. Eram duas girafas e com a morte de uma delas, a outra, Dorotéia, caiu em depressão vindo a falecer logo em seguida. Pudera! Morar noutro continente e agüentar o frio do inverno, ainda vá lá; mas passar por tudo isso sem nem um rosto conhecido, nem um ombro amigo...aí não dá! Se bem que girafas não tem ombros...Bom, mas elas deviam ter um jeito de se fazerem companhia uma à outra.
Agora a novela é a seguinte: Com os eventos internacionais que se avizinham, Copa e Olimpíadas, o zoológico não pode ficar sem girafas. O que tem a ver? Não sei...mas não importa. O importante é que tem dinheiro saindo pelo ladrão e há “verba” pra encomendar direto da África 3 girafas para o zoológico. A turma da proteção animal, lógico, não gostou. É um pessoal que não tem muito que fazer e quando não estão trabalhando, estudando ou cuidando de suas famílias, arrumam um tempo entre seus próprios problemas, para se preocupar e se importar com o problema de outros. Normalmente esses outros são os desprotegidos, oprimidos e explorados... nesse caso: as girafas. Ô povo chato! Tanta coisa pra se preocupar e pra fazer... podendo ir pra praça comemorar a vitória do Lula( ou será da Dilma?!?) ou arrumar uma lavagem de roupa em casa, um DR com o(a) dito(a) cujo(a). Mas não... Passam o domingo inteiro recolhendo assinaturas para tentar impedir a viagem das girafas. Aliás, como será que elas virão? O teto de avião é baixo até pro pescoço do Ciro Gomes, que dirá pro pescoção delas...!!! Talvez seja de navio, então... Que nem na arca de Noé...Bem bonitinhas com a cabecinha pra fora da janelinha redonda. É bom que se enjoarem já vomita no mar mesmo.
O caso das girafas é notícia e comentário no Estado. Muitos, mesmo calados, são contra que venham as pescoçudas. Afinal, nem têm tempo mesmo de ir a zoológicos, pra que gastar dinheiro com isso?! Outros e não são poucos, são contra por solidariedade às girafas e porque é política e ecologicamente correto ser contra. Então, mesmo permanecendo completamente apáticos, esses colocam seu contra nas listas do abaixo-assinado. Não vi até agora ninguém defender com afinco a vinda delas. Só mesmo os que estão direta ou financeiramente ligados no processo. Tem aqueles meio tímidos, sem posição, não tem muitos argumentos, se dizem em dúvida e aí preferem nem comentar. Mas na verdade acho esses querem as girafas no zoológico mesmo e acho também que esses são a grande maioria. O principal (ou o único talvez) argumento dessa maioria parece um argumento bem sensível: Se não houvesse zoológico, como é que as crianças iriam conhecer os animais exóticos?! As famílias têm direito ao lazer e levar as crianças pro zoológico é um ótimo passeio cultural!
Não sei... Eu não tenho a estatística de freqüência do zoológico, mas tenho a impressão que mesmo esses defensores da elevação do nível cultural das nossas crianças preferem ir ao Shopping comer o Big Mac do que viajar até Sapucaia pra ver girafas desnutridas e deprimidas.
Eu sei é que eu não tenho dúvida nenhuma. Se pudesse gerenciar essa “verba” das girafas eu daria quase o mesmo destino para o qual ela está orçada; só mudaria as figuras que seriam enjauladas. Eu traria umas criaturas que eu sempre tive muita curiosidade de ver, saber como é, como vivem, do que se alimentam... jogar pipoca através das grades pra ver eles se engasgarem. Mas, meu pai e minha mãe nunca me levaram pra ver nenhum deles. Traria um Pigmeu, um Esquimó, um Alemão(ariano puro), um Índio norte americano e traria também uma turma de orientais pra ficar toda junta numa jaula só, pra eu enfim saber qual é a diferença entre Japonês, Chinês, Vietnamita, Coreano, etc. Afinal, toda criança tem que conhecer esses seres, elas têm esse direito! Só pelos livros, TV, fotos não basta pra saber que existem e que são de verdade.

Nenhum comentário: